Modelagem de processos

Serviços especializados no diagnóstico e redimensionamento dos processos de negócios das instituições, auxiliando-as na seleção das melhores soluções para automação destes processos.

Modelagem de processos de negócio (ou BPM – Business Process Modeling) em engenharia de sistemas é a atividade de representação de processos de uma empresa, de modo que o processo atual possa ser analisado e melhorado.

A modelagem de processos de negócio é normalmente realizada por analistas de negócios e gestores que estão buscando melhorar a eficiência do processo e da qualidade.

O processo de melhorias identificadas pelo BPM pode ou não exigir o envolvimento de Tecnologia da Informação, mas em sua grande maioria a utilização de TI é o principal passo para o desenvolvimento de um modelo de processo de negócio, através da criação de um macro-processo.

Programas de gerenciamento de mudanças são tipicamente utilizados para promover melhorias nos processos de negócios.

A modelagem de processos de negócio permite criar uma abstração de como funciona um negócio, pois fornece o entendimento de como são realizadas as diversas atividades contidas em cada processo. Na modelagem de processos, informações e documentos são utilizados pelos autores, gerando um fluxo de como as atividades são realizadas, desde seu início até alcançar o objetivo do processo.

Para desenvolver um projeto de modelagem de processos, são necessários os seguintes itens:

  • Método: Seqüência de passos para levantamento e modelagem de informações.
  • Meta-modelo: Informações a serem modeladas.
  • Notação: Símbolos e regras para representar as informações.
  • Ferramenta: Apoio computacional para documentação das informações.

Translate »